A logística é tida como uma das partes fundamentais na gestão de um negócio. Com o objetivo de melhorar a eficiência e controle das operações, é um assunto bonito e preciso na teoria. Já no mundo real, furtos, fraudes, desvios de mercadoria e a falta de controle no inventario exigem excedentes custosos e fazem parte de um silencioso cotidiano.

Qual o impacto e tamanho desse prejuízo?

Em alguns setores, como o varejo, ter pelo menos 75% de acuracidade do estoque acaba sendo tratado como um objetivo aceitável e cerca de 9,2% do faturamento é perdido em erros de inventário e estoque. Na prática, isso significa que em um faturamento de 100 mil reais, 9200 reais são totalmente perdidos para erros. É muito dinheiro escorrendo pelo ralo, derrubando os lucros, “valuation” de sua empresa e secando o dividendo dos acionistas.

Segundo o National Retail Federation, nos Estados Unidos, a perda média dos varejistas com furtos, erros e fraudes é de 1,33%. Em 2017, foram US$ 46,8 bilhões perdidos. Se esse número já é assustador, ao olharmos para o Brasil, a realidade não se difere. O ABRAPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) registrou em 2019 um índice médio de 1,38% de perdas no varejo.

Como solucionar esse problema?

Quanto tempo você levaria para contar um recebimento de 999 camisetas e vinculá-lo ao seu inventário? Que tal 99 segundos com um dispositivo “handheld” que funciona à distância?

Já pensou se existisse uma solução que levasse a logística em um novo patamar de controle, rastreabilidade, velocidade e precisão? A boa notícia é que ela existe!

A tecnologia RFiD (Identificação por Radiofrequência) da Checkpoint vai muito além da segurança. Essa é a ferramenta que entregará visibilidade sobre os estoques e permitirá a identificação de produtos a nível de item, utilizando etiquetas inteligentes compostas por antena e chip com um código de identidade único. Através da utilização de softwares e leitores é possível fazer a leitura simultânea de centenas de itens em segundos.

Dentre os inúmeros benefícios de aplicar a tecnologia RFiD ao seu negócio, podemos destacar a facilidade de gerenciamento e monitoramento dos estoques, aumento de vendas, diminuição de perdas e automação de tarefas críticas, como inventário e reposição de itens. A diferença para com os tradicionais códigos de barra é brutal.

Na indústria, o RFiD permite a rastreabilidade completa: do pallet ao container, dos centros de distribuição às lojas. Tudo com alta precisão e velocidade. Assim, se há um problema em sua cadeia, você vai localizá-lo de forma exata e transparente. E vamos além: Com a rotulagem na origem, o RFiD já nasce integrado ao rótulo, sem nenhuma interferência visual.

Checkpoint é o braço tecnológico de segurança e rastreabilidade da CCL Industries. Buscamos auxiliar de maneira eficiente e assertiva na integração dessa tecnologia ao seu negócio, através de uma expertise de inúmeros projetos ao redor do mundo.

O RFiD é apenas uma de nossas soluções. Se você deseja menos tempo perdido e que a tecnologia trabalhe por você, fale conosco! Envie uma mensagem para: falecom@cclindsa.com

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como poderiamos te ajudar?