Apesar das crescentes preocupações em torno do desperdício de alimentos, mais de 89 milhões de toneladas de alimentos são jogados fora todos os anos na Europa. O setor do varejo de produtos e mercearia contribui cerca de 5% para o montante total, muitas vezes, devido a produtos frescos fora do prazo de validade. 

Neste setor, os varejistas enfrentam um desafio extremamente difícil: A gestão dos prazos de validade! Um tema crítico que necessita de atenção não apenas por questões fiscais, mas principalmente pela responsabilidade dos varejistas em proteger os consumidores, assegurando que quaisquer produtos fora de prazo sejam removidos rapidamente. 

Para uma gestão de prazos de validade eficaz, é necessário que os varejistas tenham uma visão global do respectivo inventário. Hoje os varejistas confiam em inspeções visuais demoradas para detectar os prazos de validade dos produtos perecíveis e gerir as necessidades de reposição, ou ainda, utilizam um sistema automatizado que permite controlar os níveis de inventário, mas não os prazos de validade. 

Como automatizar e controlar a validade dos alimentos? 

Para ajudar os varejistas e revolucionar a gestão dos produtos frescos, a Checkpoint Systems, líder mundial em soluções desde a origem até ao consumidor, apresenta a sua nova solução para alimentos frescos: O RFreshID Checkpoint. Através da utilização da tecnologia RFID, esta solução permite que as lojas monitorem com precisão os níveis de inventário e de forma eficiente façam a rotação do estoque, uma vez que os produtos com prazos de validade próximos ou vencidos podem ser identificados com facilidade. 

Dessa maneira, a precisão do inventário não só garante que os proprietários da marca tenham uma visão completa de todas as mercadorias e da sua localização na cadeia de fornecimento, mas também contribui para reduzir as vendas perdidas e melhorar a eficiência. 

A nova solução, permite que os varejistas façam a gestão do inventário e planifiquem com precisão o momento em que as reposições são necessárias, assim é possível identificar quando é o item precisa ser colocado à venda com possível desconto. 

Os clientes da Checkpoint que já utilizam a solução verificaram uma redução dos níveis de desperdício alimentar em 60%, ao mesmo tempo que minimizam o tempo necessário para verificar manualmente a mercadoria em até 78%. Melhorias na precisão do estoque foram também observadas, até 99,99% no estoque e até 99% na área de vendas.

Da origem até o consumidor final

Graças ao RFreshID™ da Checkpoint, os varejistas podem registrar informações específicas do produto e prazos de validade, antes de imprimir uma etiqueta RFID personalizada que pode ser colocada em produtos selecionados. A estação de codificação RFID armazena todos os dados na nuvem, o que permite que os varejistas analisem quantos produtos foram codificados e bem como os dias até atingirem a validade. 

Em loja, o RFreshID™ Scan da Checkpoint permite que os colaboradores utilizem um dispositivo portátil intuitivo que conta e localiza artigos específicos de forma rápida e precisa. Este funciona em conjunto com o RFreshID™ Reporting para fornecer dados em tempo real, entre informações sobre reposição, validade, descontos, relatórios de desperdício, produtos para reabastecer e encomendar, bem como artigos que estão prestes a expirar ou que já expiraram.

Ao concluir o ciclo da entrega, o RFreshID™ Waste fornece informações sobre a quantidade de produtos frescos vencidos e remove automaticamente os produtos dos registros de inventário.

Ao proporcionar uma vasta gama de benefícios aos varejistas, a solução para alimentos frescos RFreshID™ da Checkpoint permite que os produtos sejam geridos e expostos na loja de forma mais eficiente. Com a redução do desperdício e uma gestão mais eficiente do estoque, os varejistas também podem usufruir de um aumento das vendas.

David Pérez del Pino, Business Unit Managing Director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel comentou: “O prazo de validade dos produtos frescos apresenta um desafio único para os varejistas do setor alimentício. Ao melhorar a gestão e a reposição de estoques, os varejistas podem ver não só uma melhoria acentuada na rotação de estoques e nas vendas, mas também reduzir de forma crucial os atuais níveis de desperdício alimentar, não apenas inevitável, como dispendioso. O RFreshID™ proporciona o mais alto nível de precisão e assegura que os varejistas estão a apresentar o preço certo, no momento certo, no produto certo”. 

Fale com um de nossos especialistas: falecom@checkpt.net 

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