A Prevenção de Perdas é um assunto muito importante para todos os lojistas quando o assunto é gestão do seu negócio, principalmente na parte financeira. No Brasil no ano de 2022, segundo Abrappe, os prejuízos causados pelas perdas entre os lojistas somam mais de R$24 bilhões. Porém, muitos se dão conta do que realmente foi perdido, quando percebem a diferença entre os números apresentados no sistema e o saldo físico da loja. 

As perdas podem ocorrer em qualquer fase de processo do produto, durante o recebimento, em seu armazenamento, na gôndola ou em sua própria área de venda. Portanto, é importante entender as formas de como podemos prevenir as perdas dentro de lojas, supermercados ou shoppings. 

Conheça os tipos de perdas que podem ocorrer em seu negócio:

Perdas Conhecidas: são perdas que ocorrem durante o processo operacional do produto e que temos conhecimento do motivo da perda, por exemplo:

  • Quando há um dano causado pela manipulação do produto, a quebra. Ou a deterioração da embalagem. 
  • Produto que tenha sua data de validade alcançada, nesse caso o varejista pagou pela mercadoria mas não terá a possibilidade de vendê-lo. 
  • Há muitos produtos que são perecíveis, exigindo um controle e atenção maior. Nesse caso, um erro na temperatura, por exemplo, pode danificar o produto. 

Perdas não identificadas:  não é possível identificar ou ser previsto, por exemplo:

  • Falhas operacionais são aquelas que podem ocorrer durante a movimentação do produto, por exemplo, um lote de bebidas que sofre uma queda durante a exposição na gôndola.
  • Furtos e roubos, principal medo de qualquer lojista. Essa perda pode ocorrer dentro das lojas por uma possível falha de segurança ou até mesmo pela falta dela. Podendo ser furtos realizados por terceiros (supostos clientes) ou até mesmo funcionários mal-intencionados. 

Quando a perda não identificada acontece, o lojista só consegue descobrir ao realizar o inventário de seu estoque, somando assim os prejuízos causados sem ter tido a chance de evitá-los. 

Afinal, como evitar perdas?

Evitar as perdas em seu comércio, deve ser uma rotina constante! No dia a dia aplicar processos que diminuam a ocorrência dos tipos de perdas mencionados, pode sair mais barato do que lidar com um possível transtorno futuro em seu estoque. Além de melhorar ainda mais o seu faturamento. 

Nós da Checkpoint temos algumas dicas de como prevenir perdas em seu negócio, confira: 

Gestão de estoque

Dentro do seu estoque pode estar ocorrendo a maior parte de suas perdas. Isso pode acontecer pela falta de planejamento de compras e também pela falta do gerenciamento correto sobre as mercadorias. Afinal, o seu estoque será a sua base de dados para as tomadas de decisões! 

Seu estoque deve estar bem organizado, se possível de uma forma padronizada e sempre limpo para evitar as avarias nos produtos. 

O RFID Checkpoint, é uma ferramenta útil para se ter maior visibilidade sobre seu estoque. Com ela, é possível identificar através de etiquetas inteligentes quando será necessário uma nova reposição ou até mesmo acompanhamento das datas de validade dos itens, além da rápida contagem e automação.

Exposição dos produtos: 

Essa dica pode funcionar bem para evitar perdas de produtos pela falta de visualização do consumidor. Procure ser estratégico e coloque os produtos que estão mais próximos da sua data de validade ou que sejam menos vendidos de maneira mais visível ao cliente, colocando na altura dos olhos do possível consumidor. 

Invista em segurança: 

É comum, ao andarmos em shoppings ou centros comerciais nos depararmos com antenas nas portas e etiquetas colocadas nas roupas e outros produtos. De acordo com o Infovarejo, a instalação desses itens (antenas e etiquetas de segurança) reduz os furtos em até 70%. É importante que você possua um sistema antifurto eficaz, conte com a Checkpoint para te ajudar a descobrir qual a melhor solução para o seu negócio, sejam elas soluções e antenas AM ou RF. 

Motive sua equipe: 

Sua linha de frente é o seus colaboradores. A desmotivação e a falta de interesse pode ocasionar muitas perdas. Invista em treinamentos, cursos, reuniões e tempo para ouvir o que eles têm a sugerir para o seu negócio.

A prevenção de perdas é fundamental para o sucesso e crescimento da sua loja. Invista em soluções antifurto e em processos que vão fazer a diferença, principalmente no seu faturamento. 

Se você deseja prevenir perdas, aqui você consegue! Há mais de 50 anos entregamos soluções tecnológicas de segurança para qualquer necessidade.

Envie um e-mail para: falecom@checkpt.net

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