O que significa RFID?

A sigla RFID se traduz como identificação por radiofrequência. O RFID é uma tecnologia sem fio que usa sinais de rádio emitidos por uma antena, um portal ou mesmo um dispositivo handheld para detectar e identificar tags, que podem inclusive estar incorporados no rótulo, ou seja, fabricados já na origem – um dos grandes diferenciais da Checkpoint!

Estas tags podem ser aplicadas em produtos, processos industriais ou logísticos, crachás ou pulseiras e a sua leitura é feita à distância – podendo ser de alguns centímetros até muitos metros. Uma linha de produção possui uma necessidade diferente de um centro de distribuição que também difere de uma loja de varejo. A Checkpoint desenvolve soluções feitas sob medida para cada uma destas necessidades e muitas outras.

Como o RFID consegue te auxiliar?

Não há necessidade de contato físico ou visual, como é no método comum utilizando o código de barras. Todos os itens podem estar dentro de uma caixa ou um pallet que tudo será contabilizado de uma vez só, sem precisar abrir e desconsolidar nada. A diferença de velocidade de leituras é incomparável. Mesmo com um dispositivo RFID operado à mão, usado especialmente no varejo, é possível contar mais de 1.000 camisetas em pouco mais de 10 segundos.

Num sistema bem implementado de RFID, ele consegue englobar toda a cadeia de fabricação, distribuição e pontos de vendas. Estamos falando de uma integração completa: o setor de compras, de logística, de marketing, todos num fluxo contínuo de dados integrados.

Então o RFID não é só uma revolução por apenas superar código de barras, mas sim por todos os seus benefícios de rastreabilidade e controle logístico para adequação ao novo Phygital. Ele também eleva o BI, a Inteligência Empresarial, para um outro patamar. O patamar da Indústria 4.0 e do Omniconsumidor.

O que o RFID precisa para funcionar de forma fluída?

O RFID precisa ser muito bem implementado. As tags precisam ser fabricadas com alta qualidade e as antenas precisam ser muito bem instaladas e calibradas para assegurar uma leitura precisa, livre de interferências. O software que recebe estes dados coletados, os processa e entrega para a sua plataforma de gestão ou de logística é desenvolvido sob medida e integrado para o seu caso. E todo esse serviço precisa ser perfeitamente instalado e validado não só no seu ambiente tecnológico, mas também em seu ambiente físico, para tudo funcionar com perfeição. O sistema RFID da Checkpoint, braço tecnológico de segurança e rastreabilidade da CCL, é uma solução one-stop shop. Da fabricação das tags à programação do sistema RFID e integração dele com as suas plataformas de gestão, nós cuidamos de cada etapa para que tudo funcione com perfeição e você se preocupe apenas em colher o melhor ROI dessa solução. Seja a sua empresa de varejo, uma fábrica de médio porte ou um player de escala global.

Quer falar com um de nossos Especialistas? 
Entre em contato conosco: falecom@checkpt.net

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como poderiamos te ajudar?