Atendimento Comercial comercial@checkpt.com.br
Assistência Técnica tecnico@checkpt.com.br
Telefone (19) 3876-9300

8 dicas para reduzir perdas nos supermercados

8 dicas para reduzir perdas nos supermercados

Não é de hoje que os prejuízos no varejo tiram o sono dos empreendedores. A soma das perdas desse segmento em 2017 chegou a R$ 6,4 bilhões do faturamento bruto. Isso nos leva a pensar que há muito para evoluir no que se diz respeito a prevenção de perdas. Falhas administrativas, roubos e furtos, inventários mal gerenciados, a lista é grande. Pensando nisso, nós elencamos 8 dicas para ajudar você a manter seu negócio seguro e lucrativo. Olha só:

Permita ao cliente conhecer o produto 

Nada de produtos confinados ou em vitrines lacradas. Exponha seus produtos e permita que seus clientes toquem e o conheçam. Já existem inúmeras soluções no mercado para proteger mercadorias de alto valor tendo a segurança de colocá-las em contato com seus clientes. Pense que as pessoas não vão comprar aquilo que elas não podem ver. 

Escolha bons profissionais 

Existem vendedores, atendentes, gerentes e profissionais de marketing que fazem toda a diferença. Ter pessoas com experiência ao seu lado te ajuda a ser mais assertivo nas tomadas de decisão. Várias das grandes redes já possuem um departamento próprio para prevenção de perdas.

Mantenha-se competitivo 

Quando você possui muitas perdas e prejuízos acaba ficando difícil manter bons preços em paralelo a boas margens de lucro. Não subestime a necessidade de investir na prevenção de perdas, principalmente pelo prejuízo que pode refletir em toda a cadeia do seu negócio.

Atraia clientes de forma visual e agradável 

Encher seu ponto de vendas com placas amarelas escrito “promoção”, não é exatamente a melhor forma de se chamar a atenção das pessoas hoje. Invista em um visual mais sofisticado, com gôndolas limpas e organizadas. Cada vez mais o design envolve não apenas aspectos visuais, mas principalmente funcionais. Um bom projeto consegue organizar o fluxo de clientes e aproximá-los da maior gama de produtos possível. Da mesma forma, para prevenir perdas, o layout deve favorecer ampla visualização de todas as áreas da loja.

Iniba a ação de pessoas mal-intencionadas 

O varejo ainda sofre constantemente com roubos e furtos. Acontecem por meio de desconhecidos e até por funcionários. Aqui é importante que você possua um sistema antifurto poderoso e eficiente que garanta tranquilidade e segurança para você e seu negócio.

Motive sua equipe

A linha de frente no campo de batalha das vendas são seus funcionários. A desmotivação e falta de interesse da sua equipe pode te custar muitas vendas. Invista em cursos, palestras, materiais instrutivos, reuniões e principalmente invista tempo ouvindo o que eles tem a dizer. A parte mais essencial de qualquer negócio são as pessoas, não se esqueça disso. 

Invista na experiência de compras do cliente

Desenvolver uma experiência de compra diferenciada e atrativa é hoje uma das formas mais lucrativas de se vender qualquer coisa. O segredo é pensar da seguinte forma: “O que levaria alguém a deixar de ir na loja concorrente para ir até a minha?” E engana-se quem pensa que preço é um forte candidato ao páreo da preferência dos consumidores. Estamos falando de funcionários treinados para oferecer um atendimento personalizado, opções de experimentação de produtos e serviço de forma gratuita, e até um “espaço kids” para pais deixarem seus filhos no momento da compra.

Faça um bom acompanhamento do seu estoque 

De nada adianta levar o cliente até sua loja se o produto que ele deseja não está na prateleira. Esse é erro comum de lojistas e varejistas. A falta de cuidado com a acuracidade do seu estoque pode causar prejuízos gigantescos a médio prazo. Hoje já existem inúmeras tecnologias que te ajudam a fazer isso de forma rápida e precisa. O RFID tem sido a escolha preferida entre as maiores e melhores lojas do mundo, principalmente pela sua eficiência. 

“Quando se trata de velocidade e eficiência o RFID é a chave” 

Mark Parker – CEO da Nike.