Atendimento Comercial comercial@checkpt.com.br
Assistência Técnica tecnico@checkpt.com.br
Telefone (19) 3876-9300

Mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras

Como o futuro do varejo e do mercado está se tornando cada vez mais feminino

Não é de hoje que o protagonismo feminino tem sido destaque no mundo dos negócios. O que poucos sabem é que entre 2016 e 2018 elas representaram mais da metade dos novos negócios abertos no Brasil.

Esse aumento de representatividade e oportunidade são resultado dos movimentos feministas e também ao apoio e informação disponível na rede. As mulheres buscam não só independência financeira como realização pessoal, ao abrir um negócio.

O perfil das empreendedoras atualmente são de pessoas mais jovens e mais escolarizadas que os homens no geral. Atuam fortemente nas regiões sudeste, sul e nordeste do país e mais da metade trabalham com serviços ou comércios. 

Essa equidade nos negócios é benéfica para todos

Estima-se que o PIB mundial aumentaria até 2020 em US$ 12 trilhões se houvesse igualdade de gênero dentro do espaço econômico e social.

Entretanto, há um longo caminho a ser percorrido por elas. As empresas e negócios abertos por mulheres também tendem a fechar mais rápido por conta das dificuldades encontradas ao longo de sua jornada empreendedora.

Para ter sucesso, é importante que as empresárias priorizem as estratégias de seu negócio. Além de entender e aprender toda a cadeia de processos, precisam também otimizar seus esforços e maximizar seu potencial.

Brasileiras de Sucesso

Para evidenciar a importância do dia Internacional da Mulher, separamos três cases de empreendedoras brasileiras inspiradoras.

Sônia Hess – Dudalina

Empreendedorismo Feminino com Sônia Hess
Sônia Hess

Após uma compra malsucedida de tecidos para a vendinha de seu marido, Dona Lina resolveu assumir as rédeas e empreender. Em 1957 nasce a marca Dudalina.

Herdada de sua mãe, Sônia Hess, comanda o negócio com sensibilidade e é uma das brasileiras mais bem-sucedidas no ramo do varejo. É também hoje a maior exportadora de camisas do país. Mesmo com 11 irmãos, Sônia foi quem conseguiu captar a essência da marca da família e levá-la a um novo patamar.

Quando perguntada se ser mulher atrapalha, ela responde que não: “o que importa é o espírito empreendedor”.

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

Empreendedorismo Feminino com Luiza Helena Trajano
Luiza Helena Trajano

Nascida no interior de São Paulo, Luiza desenvolveu seu espirito empreendedor com sua mãe e tia. Essa busca incessante por aprendizado transformou a loja fundada pelos seus tios na tão conhecida Magazine Luiza.

“Eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das comissões, eu consegui. Todo mundo que trabalha vende algo para alguém. No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.” Diz.

Leila Velez e Zica Assis – Beleza Natural

Empreendedorismo Feminino com Leila Velez é Zica Assis
Leila Velez e Zica Assis

 “Se seus cabelos são um problema, nós somos a solução”, dizia o anúncio. Foi com esse slogan que o Instituto Beleza Natural nasceu.

Depois de uma adolescência com o preconceito sobre os cabelos cacheados e crespos, Zica começou a misturar produtos e matérias-primas para encontrar uma fórmula perfeita para cachos. Na época não tinham ideia do tamanho do mercado em que tinham embarcado, e com sua salinha de 30m² passou a receber filas imensas.

Nas palavras da presidente e co-fundadora, Leila Velez, “a gente já foi muito em um sonho e foi tudo que a gente tinha”.

Nós podemos te ajudar!

Nós da Checkpoint acreditamos no potencial feminino e queremos ajudar você a gerenciar seu negócio e crescer de forma atraente e competitiva. Temos a solução tecnológica perfeita independente da sua necessidade.

Fale com a gente e descubra como podemos te ajudar!

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/o-cenario-do-empreendedorismo-feminino-no-brasil/