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Como Diminuir as Perdas por Furtos no Meu Negócio? Confira Ações na Prática!

Como Diminuir as Perdas por Furtos no Meu Negócio? Confira Ações na Prática!

As perdas mais significativas consideradas desconhecidas referem-se ao furto interno e externo, seguidas por fraudes de terceiros internos e externos, das perdas conhecidas as quebras operacionais batem recorde principalmente em supermercados e drogarias em função da expiração do prazo de validade dos produtos e danos oriundos do transporte, movimentação, armazenagem e reposição de produtos.

Gráfico 4 – Distribuição Total Pelas Causas, Pesquisa Abrappe de Perdas No Varejo Brasileiro – Resultados 2018, EY – Abrappe, Página 8

É sabido que existem inúmeras tratativas de combate e desafios para diminuir as perdas e furtos nos estabelecimentos, e que invariavelmente não se consegue êxito sem aplicação de metodologia intensiva e constante. Para que a lucratividade seja efetivamente maior, ações e equipamentos auxiliam na redução e controle destes riscos, mas isso não é tudo!

Nesse tópico vamos elencar algumas dicas para a Prevenção Contra Perdas e Furtos em seu negócio, utilizando alguns dos procedimentos relativamente básicos de consultoria na área, combinadas as soluções da Checkpoint Systems para tornar o seu atual ciclo vicioso de perdas em um ciclo vicioso de ganhos:

1 –  Ter um departamento ou divisão responsável pela prevenção de perdas especializado é de suma importância, assim como a manutenção da atualização dos procedimentos, evolução dos processos e realização de treinamentos para manter a sua equipe sempre ativa e engajada. É necessário que todos os colaboradores estejam capacitados e envolvidos no processo de prevenção, enfatizando a necessidade da disseminação das boas práticas de venda e exposição para diminuição das perdas sem restringir vendas.

2 – Utilize apenas sistemas de vigilância eletrônica de mercadorias antifurto confiáveis, que funcionem de forma estável e gerem situações de alarme que tornem as ocorrências detectáveis e compreensíveis ao entendimento dos colaboradores, transmitindo confiança e segurança aos agentes responsáveis pela abordagem nos casos de eventos de alarme. Quanto maior a confiança no sistema antifurto de alarme, maior é a realização da prática de abordagem, diminuindo e controlando as perdas externas consideravelmente.

3 – Aprofunde o conhecimento das perdas dos produtos desconhecidos, elencando aqueles produtos considerados PAR (Produto de Alto Risco), relacionado ao seu segmento de negócio ou de acordo com a sua região/demanda de consumo. Amplie as proteções e a exposição destes produtos com etiquetas adesivas ou rígidas antifurto, criando uma política de inventário rotativo periódico alternados, dos itens de maior relevância e risco. Lembre-se: O objetivo principal é diminuir a ruptura em função do aumento da exposição dos itens que culminam em um aumento das vendas!

 Gráfico 9 – Frequência de realização de inventários rotativos, Pesquisa Abrappe de Perdas No Varejo Brasileiro – Resultados 2018, EY – Abrappe, Página 13

4 – A aplicação manual correta da etiqueta adesiva antifurto ou etiqueta rígida reutilizável em loja, também requer atenção especial para garantia do funcionamento do sistema (desativação e detecção das situações de furto). Etiquetas e dispositivos antifurto com alta diversidade de modelos, tamanhos e formas variadas são determinantes para a realização de uma etiquetagem assertiva do ponto de vista da segurança, performance e desempenho, e manutenção da aparência do produto, não implicando em repulsa do consumidor e ampliação das oportunidades de venda por impulso em função exposição massiva e redução na ruptura.

5 – Treine a sua equipe de compras para solicitar aos seus fornecedores que os produtos já venham com a etiqueta antifurto RF: Sim! Isso é possível e muitos já possuem essa prática.  Além de mais fácil e menos custoso para o varejo e a indústria, as etiquetas RF (radio frequência) são planas e podem ser inseridas em baixo do rótulo do produto ou aderidas a embalagem, por isso, é importante que o varejo solicite aos fornecedores que os produtos venham etiquetados desde a origem. Leia mais sobre o que é a etiquetagem na origem clicando aqui.

6 – Proteja todos seus produtos: A Check possui modelo de proteção adequado para cada item a ser protegido, inclusive para produtos PAR com dose extra de risco potencial ao furto. Por exemplo: Utilize as Aranhas Protetoras com 2 ou 3 Alarmes que acionam automaticamente em caso de tentativa ao ataque de clientes ou funcionários desonestos, e podem ser inseridas em produtos acondicionados embalagens do tipo cartucho ou em caixas de materiais variados (informática, celulares, aparelhos eletro-eletrônicos, utensílios de uso pessoal/doméstico e ferramentas). Assista o vídeo e veja a aplicação deste alarme na prática.

7 – Com as Antenas e Etiquetas antifurto confiáveis devidamente instaladas e com o funcionamento verificado no seu negócio, será possível expor seus produtos com total tranquilidade, isso consequentemente trará mais lucros para o negócio. Lembre-se que: Produto não visto, não é vendido!

8 – Se o seu problema são os furtos profissionais oriundos do crime organizado, eles requerem uma maior atenção e tratativa diferenciada. Como por exemplo: Ataque de quadrilhas com bolsas, sacolas e jaquetas preparadas com material metalizado que podem anular o sistema; Desacopladores de etiquetas; Protetores de policarbonato em ações de furto planejadas. Para proteger-se dos furtos conte com o sistema de última geração HyperGuard da Checkpoint, que integrado a antena antifurto identificará a entrada e/ou saída de artefatos metalizados, assim como imãs, sinalizando a equipe de loja que uma possível ação de furto planejada requer atenção e acompanhamento para prevenção do furto em massa.

Confira como funciona esse sistema:

A solução para prevenção de furtos profissionais, pode ser extensível as lojas de departamento e têxtil que possuem provadores e sofrem com os crimes praticados por indivíduos que adquirem desacopladores furtados das lojas de varejo ou ilegalmente no comércio de rua ou internet:

10 – Para questões relacionadas as quebras operacionais, erros de inventário e fraudes, o RFiD (Identificação por Radio Frequência) é a solução prática definitiva. Com etiquetas inteligentes baseadas na leitura à distância via tecnologia de rádio frequência, as informações são gravadas e armazenadas nas etiquetas, como: lote, prazo de validade e outros. Quando conectadas a softwares integrados ao ERP, hardwares de leitura, impressoras de etiquetas e codificação, proporcionam ao varejista total controle sobre movimentação e rastreabilidade de cada produto de maneira individualizada e única.

11 – E para qualquer negócio, uma super dica é o Software CheckStore: Com ele seu sistema antifurto fica sempre acessível e inteligente, e você controla e gerencia o funcionamento à distância visualizando quantidade de acionamentos e por quais motivos (categorização), e inclusive exige e válida a realização de testes diários, confirma o funcionamento das antenas antifurto, contagem e análise do fluxo de clientes. Todas as informações são disponibilizadas em tempo real via App e/ou Web, com gráficos explicativos por períodos distintos. Além disso, esse sistema possui acessório que captura as imagens em tempo real de eventos de alarme registrando as potenciais práticas de acionamento por furto.

Conheça na prática as funções do CheckStore: 

12 – Se você apenas utiliza o sistema de câmeras como inibição em seu negócio fique alerta: Para furtos internos e externos o CFTV se mostra eficiente, pois, além de inibir registra a ação, entretanto, se não houver um profissional permanentemente checando e tratando as imagens, o CFTV se torna paliativo. Dê sempre preferência pela interligação do Sistema EAS (antenas e desativadores) ao CFTV, ou opte pela Solução de Antenas Antifurto com CheckStore, que possuí captura de imagem dos alarmes.

 

Para diminuir as perdas pense que a segurança de hoje é lucro amanhã! 😉

 

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